Você sabe qual é o seu tipo de cabelo?

Quanto mais você souber sobre o seu tipo de cabelo, mais facilmente encontrará produtos adequados

A indústria de cosméticos e os profissionais da área estão oferecendo cada vez mais produtos e tratamentos específicos para cada tipo de cabelo, pele, cor. Há alguns anos, o máximo que conseguimos descobrir ao ler uma embalagem de shampoo era se era indicado para cabelo oleoso ou seco.

Um respeitado cabeleireiro chamado Andre Walker criou o "Andre Walker Hair Typing System", um sistema que classifica os cabelos em quatro tipos: liso, ondulado, cacheado e crespo, subdivididos, por características específicas.

Outros profissionais também têm adotado ou criado sistemas próprios. E, este tipo de classificação serve não só para identificar os tipos, mas também suas necessidades.

É importante lembrar, que poucas pessoas usam o cabelo 100% natural e que processos químicos, como relaxamentos, alisamentos, botox capilar, permanentes e tinturas alteram a estrutura dos fios. Então é muito comum, que uma única pessoa tenha vários tipos de fios de cabelo.

Conheça as principais características de cada tipo de cabelo


LISO.
O cabelo liso do tipo 1A é aquele extremamente liso e geralmente muito fino. O 1B, tem um fio um pouco mais grosso e permite modelação com maior facilidade. O 1C é um fio mais grosso e com mais volume.

Este tipo de cabelo tende a ser mais oleoso e por isso, quem tem este tipo de cabelo costuma lavar todos os dias. Se este é o seu caso, dê preferência para shampoo sem adição de sal, como os da Flores & Vegetais (produtos com muito sulfato e sal resseca muito o cabelo). Use cremes sem enxágue ou óleo finalizadores só nas pontas.

ONDULADO. O cabelo ondulado 2A parece um cabelo liso, mas, tem ondas marcadas. O 2B as ondas são mais estruturadas e parecem até formar pequenos cachos nas pontas. O 2C tem ondas mais marcadas ainda e um cacho que parece uma espiral aberta.

O cabelo ondulado é muito versátil e em alguns casos um ativador de cachos pode transformar você em uma cacheada em poucos segundos e uma escova em uma pessoa de cabelos lisos também em poucos segundos. Se você tem este tipo de cabelo e adora mudar todos os dias o estilo de penteado, dê preferência por produtos que tem função de hidratar os fios (de repor água). Os cabelos ondulados também embaraçam com muita facilidade, por isso, produtos com fatores emolientes são os mais indicados.

CACHEADO. O cabelo cacheado 3A tem cachos bem definidos, mas, geralmente o cabelo é mais fino.  A raiz do cabelo costuma ser lisa e os cachos vão se formando no cumprimento do cabelo. 3B é um cabelo que forma cachos mais fechados (molinhas) e tende a ser mais grosso e com mais volume. No 3C os cachos costumam começar na raiz do cabelo, são mais fechados e o fator de encolhimento é maior.

O cabelo cacheado é o mais encontrado no Brasil. Produtos que entregam nutrição e emoliência são fundamentais para este tipo de cabelo, porque a oleosidade natural produzida pelo couro cabelo já não desliza com facilidade até as pontas, fazendo com que o cabelo fique mais ressecado, quebradiço e com muito frizz. No dia a dia, os produtos mais indicados são aqueles sem sulfato, sem sal, com fatores emolientes e nutrientes.

CRESPO. O cabelo crespo 4A os cachos são bem definidos, começa da raiz e o cabelo geralmente é mais fino. O 4B forma um cacho bem apertadinho em formato de zig zag, com fator de encolhimento maior e com bastante volume. No 4C os cachos são menos definidos, tem bastante volume é um cabelo geralmente muito frágil e fino.

O  cabelo crespo é o mais delicado de todos e também o mais versátil, porque permite uma infinidade de penteados. Aqui menos é mais. Produtos bons, emolientes, hidratantes e com alto fator de hidratação são fundamentais no dia dia, mas, em pequenas quantidades para não pesar nos fios.

 

As dicas deste blog são consolidadas a partir da tradição popular, de leituras e da nossa própria experiência. Se você tem uma dica, escreva para nós (rachel@cosmeticosnina.com) ou deixe um comentário. Juntas somos mais fortes!

 


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados