Hidratação, nutrição ou reconstrução

 Do que o nosso cabelo realmente precisa?

Esta nem sempre é uma pergunta fácil de responder, especialmente quando ficamos paradas/o na frente de prateleiras cheias de cremes para hidratação, nutrição e reconstrução.

De forma bem simples, a hidratação repõe água, a nutrição repõe gordura e a reconstrução massa.  

HIDRATAÇÃO. Os danos mais simples, geralmente podem ser reparados apenas com hidratação, que também é quase sempre indicada para todos os tipos de cabelo, inclusive aqueles que nunca passaram por processos químicos, mas, que às vezes parecem ter perdido o brilho, a maciez e a vitalidade devido à exposição ao sol, a secadores e chapinhas, ao cloro de piscinas ou até mesmo a lavagens excessivas. Para estes casos a oferta de produtos parece infinita e geralmente os competentes das máscaras e cremes de tratamento são de extratos botânicos de flores e frutas. O Pantenol, a Aloe Vera (babosa) e a glicerina são encontrados com frequência nos produtos para hidratação capilar.  

Hidratação

 

    

NUTRIÇÃO. Esta é uma etapa mais intensiva e mesmo os cabelos oleosos podem precisar de nutrição. O mais comum é fazer nutrição com óleos vegetais como o azeite de oliva e óleo de coco. Mas, existem também, máscaras e cremes específicos para isso, que inclusive, por muitas vezes, têm em sua fórmula extrato desses óleos, manteigas, tutano e ceramidas, por exemplo, que auxiliam na reposição de lipídios e ajudam a alinhar os fios e eliminar o ressecamento e as pontas duplas.

Nutrição

 

RECONSTRUÇÃO. Este é sem dúvida o tratamento mais delicado e indicado para cabelos fracos, quebradiços, tingidos, alisados ou com danos mais severos. Aqui, as máscaras e cremes são basicamente formulados para repor proteínas e aminoácidos, o que deixa os fios mais fortes e até mais encorpados (mais grossos). É comum encontrar queratina, proteínas hidrolisada e colágeno na composição de cremes, máscaras e outras soluções cosméticas para a reconstrução dos fios capilares.

Reconstrução  

 

         

 

 

Ajude as Niñas a melhorar este conteúdo. Envie sugestões para [email protected] ou deixe um comentário. Ficaremos felizes em compartilhar suas dicas e experiência.


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados