10 Macetes para cuidar de cabelos crespos tipo 4

10 Macetes para cuidar de cabelos crespos tipo 4

Os produtos para cabelos crespos e cacheados disponíveis no mercado, por vezes, irrita e desconsidera quem tem cabelo crespo do tipo 4. Algumas marcas já perceberam isso e começaram a indicar em seus rótulos se são indicados para este tipo de cabelo.

A maior demanda de quem tem cabelo crespo, geralmente é brilho, porque ainda que os fios estejam bem cuidados, por ter uma curvatura muito apertada e fina, reflete menos a luz e, ainda que não seja ressecado, parece estar.

O cabelo crespo é classificado em três tipos: No 4A os cachos são bem definidos, começam da raiz e o cabelo geralmente é mais fino. O 4B forma um cacho bem apertadinho em formato de zig zag, com fator de encolhimento maior e com bastante volume. No 4C os cachos são menos definidos, tem bastante volume é um cabelo geralmente muito frágil e fino.

Ao contrário do que muita gente pensa, o cabelo crespo é muito fino, macio, retém água e permite uma infinidade de penteados.

Se você tem este tipo de cabelo, confira a seleção de 10 Macetes para cuidar de cabelos crespos tipo 4: 

    1. Para lavar, dê preferência para produtos sem sulfato ou sem adição de sal, para evitar o ressecamento dos fios. Existe uma infinidade de shampoo e condicionadores limpantes (co-wash), que promovem a higienização dos fios e do couro cabeludo sem ressecar;   

    2. Massageie (não esfregue) o couro cabeludo enquanto lava. A massagem ajuda a limpar e estimula o couro cabeludo;

    3. Para condicionar, procure produtos com fatores emolientes, que ajudam a desembaraçar os fios com mais facilidade evitando assim a quebra; 

    4. O No Poo e Low Poo são para você! Abuse das técnicas, que consiste em abolir da rotina capilar produtos com sulfato, derivados de petróleos e silicone insolúveis em água. Produtos com esses componentes só saem do cabelo com shampoos que contenham sulfatos pesados (que geralmente fazem muita espuma e podem ressecar os fios crespos e cacheados);     

    5. Faça nutrições e hidratações constantemente com máscaras específicas que nutrem e repõe água;   

    6. Coloque a umectação capilar na sua rotina de cuidados semanais ou quinzenais. Saiba como fazer clicando aqui;     

    7. No dia a dia, use produtos com funções hidratantes, que estimulam o couro cabeludo e que fortaleçam os fios. Dê preferência para cremes de pentear e ativadores de cacho que contenham óleo de coco, de jojoba e vitamina C;

    8. Tenha paciência para desembaraçar o cabelo, sobretudo, quando ficam aqueles nós de tranças;

    9. Use pentes de dentes largos para desembaraçar e pente garfo para dar volume e forma;

    10. Evite tranças e penteados muito apertados. Isso pode ferir o couro cabeludo e desestimular o crescimento saudável dos fios.

 

 

Assuma o seu black power e seja feliz!

Veja também: 7 dicas para salvar o "day after" de uma crespa ou cacheada

Crédito da imagem: Denise Silva da página - https://www.facebook.com/denisenhando/

 

As dicas deste blog são consolidadas a partir da tradição popular, de leituras e da nossa própria experiência. Se você tem uma dica, escreva para nós (rachel@cosmeticosnina.com) ou deixe um comentário. Junta somos mais fortes!


2 comentários

  • Hiza, tudo bem?

    Como geralmente os cabelos crespos são mais finos é difícil como tingir sem danificar.
    Alguns produtos para tingimento de cabelos possuem hidratantes e protetores específicos que produzem um bom resultado estético.
    A maior parte das tintas utiliza amônia, uma substância que pode ter o efeito de esticar o fio, desmanchando os cachos e tornando mais difícil o processo de defini-los depois. Os tonalizante costumam ser menos agressivos, já que, em vez de abrir a cutícula para penetrar no córtex, ela se fixa apenas nas camadas artificiais da estrutura capilar. Ela agride menos o fio, mas perde o efeito mais rápido.
    Henna é uma alternativa mais natural, feita com uma substância 100% vegetal. Como não tem amônia nem outros componentes agressivos, não causa danos aos fios. :)

    Niña Cosméticos
  • Quais são as melhores tintas para descolorir cabelo crespo/ cacheado?

    Hiza

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados